quinta-feira, 18 de março de 2010

Dietrich Bonhoeffer: gratidão pelas coisas triviais

Você deve conhecer Dietrich Bonhoeffer, o pastor luterano que se opôs ao nazismo e pagou caro por isso: foi preso e martirizado pelo Terceiro Reich de Hitler.

Dentre muitas lições, podemos extrair de suas obras (especialmente sua biografia) a lição da gratidão pelas coisas simples. O livro Resistência e Submissão: Cartas e Anotações Escritas na Prisão (Editora Sinodal) traz relatos cheios de agradecimentos por coisas triviais. Bonhoeffer agradeceu por um passarinho que o alegrava na prisão:
"Aqui no pátio da prisão há um tordo que todas as manhãs canta que é uma beleza. Agora ele começou a cantar também à noite. A gente sente gratidão por essas coisinhas, e isso também é um ganho. Adeus por enquanto!"
Um dia, ele recebeu a breve visita de alguns amigos na prisão. Esse evento tão simples adquiriu uma magnitude impressionante por causa das circunstâncias, e Bonhoeffer relata de modo comovente:
"Então de fato aconteceu! É verdade, foi tudo muito breve, mas isso não importa. Nem mesmo uma ou duas horas seriam suficientes. Depois que estamos isolados do mundo por muito tempo, nos tornamos tão receptivos que até mesmo alguns minutos nos dão o que pensar por longos dias.

Muitas vezes vou lembrar como as quatro pessoas que são meus amigos mais próximos e queridos estiveram aqui me visitando. Quando depois voltei á cela, fiquei andando de cá para lá por uma hora inteira, enquanto o jantar que me esperava sobre a mesa ia esfriando. No fim, acabei rindo quando me surpreendi dizendo diversas vezes : 'como foi maravilhoso!'".
Ele descreve como "indescritível" o simples fato de poder ver o charuto que seu amigo Karl Barth esqueceu sobre a mesa.

Os pequenos presentes que a vida nos oferece não podem passar despercebidos. Nos tornamos vivos e livres quando somos gratos, e agradecemos, pelas coisas triviais.

Resumido por Jair Oliveira - Coisas Fáceis (linda canção...)

Um comentário:

  1. Belíssimo post, Van!
    Que história impressionante!

    A gratidão é mesmo algo lindo de se ver, virtude preciosa!
    É por isso que uma das histórias que mais gosto na Bíblia é a dos 10 leprosos, justamente pela lição que o único curado nos deu: voltar pra agradecer!
    Como, muitas vezes, falhamos nisso, heim?
    Deus nos dê o espírito da gratidão todos os dias, mesmo nas pequenas coisas!

    PS: a música escolhida, não poderia ser melhor!
    Adoro essa música e todo o restante desse disco do Jairzinho!
    :)

    ResponderExcluir