sábado, 20 de março de 2010

A auto-ilusão ateísta

William Lane Craig, em debate com Cristopher Hitchens, responde a questão sobre o sentido da vida, e como o ateu é obrigado por sua cosmovisão a se iludir a fim de continuar vivendo: criar "sentidos da vida" subjetivos, pois objetivamente a via não tem sentido no ateísmo.

2 comentários:

  1. Vanessa:

    “se um ateu reconhece essa dinâmica histórica dos valores morais, como pode criticar o comportamento dos hebreus do AT?”

    Na medida que as experiências vão se acumulando, a sociedade vai evoluindo de maneira a conseguir identificar a melhor relação entre os indivíduos entre si,

    1 – Se usar o parâmetro moral atual para criticar o do passado é dizer que existe uma moral absoluta,

    2 – usar a tecnologia atual de fabricação de motores para criticar a tecnologia de fabriação de motores no passado, é dizer que há um motor absoluto (não que eu duvide de um motor absoluto).

    3 – Pode se afirmar que os motores atuais não são apenas diferentes aos do passado, são melhores em aspectos gerais, devido as experiências acumuladas no ramo.

    4 -Pode-se afirmar que a moral atual não é apenas diferente em relação ao passado, é melhor em aspectos gerais, devido às experiências sociais acumuladas.

    “Um relativista convicto e coerente deveria bater palmas pra todo mundo, e achar tudo normal.”

    Poderia ser normal à época, apesar de não ser viável em termos de melhor relação custo benefício, conforme as experiências numa sociedade hoje muito mais madura.

    Uma pessoa de 20 anos tem uma opinião de uma forma que não terá quando tiver 30 anos, devido ao fato de que sua opinião vai ser testada e nem sempre vai obtever êxito no teste.

    “Agora, querendo discutir: Os princípios bíblicos subjacentes às leis civis (mutáveis) são imutáveis. É fato bem estabelecido na Bíblia que Deus se revela na história de modo contextualizado, falando a linguagem humana.”

    Quando disser sobre a Bíblia, favor dizer em qual passagem, para eu conferir se voce não está indo além das escrituras (Coríntios 4:6).

    “A própria Bíblia traz exemplos de mudança na aplicação dos princípios, e isso não é problema.”

    Quais são estes princípios? Porque seria um problema abandonar estes princípios?

    A ética bíblica é muito mais lógica que o lamaçal relativista.”

    É porque voce não conhece a ética do Alcorão.

    ass: Voce sabe quem sou eu...

    ResponderExcluir
  2. Impossível não reconhecer esse padrão de "argumentação".

    O que direi eu?
    Eu não consigo nem mesmo entender o que escreves...

    ResponderExcluir