quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A redenção de uma música

Sei que já foi bem explorado o escândalo envolvendo Mike Guglielmucci (PlanetShakers e Hillsong). Mas hoje, revendo a sua canção "Healer", mesmo sabendo que o câncer não passou de encenação, senti uma profunda compaixão por ele: ele não tinha câncer, mas estava realmente doente. Com uma doença arrasadora.

O seu real problema, o vício que destruía sua saúde, seu ministério e sua família era pior que o câncer. Não posso deixar de pensar que ele sinceramente acreditava em cada frase que estava cantando, e que essa canção foi um clamor desesperado e solitário por socorro.

Depois que a minha raiva e decepção passaram, hoje consigo novamente ouvir essa canção, como o grito de um Davi moderno, que inventou uma mentira para justificar seus erros e foi tão longe que se tornou quase impossível voltar. O motivo de minha compaixão é: muitas vezes já fiz essa encenação, sem usar balão de oxigênio, mas usando o púlpito, a Bíblia, sorrisos e frases bonitas, enquanto a bola-de-neve da mentira crescia ladeira abaixo.
Somos todos atores, com diferentes motivações, representando diferentes papéis. Mas uma hora a peça termina, a luz se apaga, e o auditório se esvazia. Aí você tem que encarar a si mesmo no espelho enquanto remove a a maquiagem.

Eu creio em cada frase dessa canção, pois ela foi redimida no momento em que eu parei de pensar em Mike e comecei a pensar em mim mesma...

5 comentários:

  1. particularmente, não gosto do hillsong e do estilo do louvorzão globalizado. da duração ad nauseam de uma canção com oito versos e da encenação da contrição no palco.
    mas você acerta no alvo, vanessa. a questão é pensar em nós mesmos, nós como seres iguais em pecado e necessitados da graça.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre pensei: se Davi vivesse hoje? E se ele fosse o presidente mundial de alguma igreja? E se ele fosse um músico cristão moderno?

    Ele fez muitos salmos durante sua vida. Ele mentiu, dissimulou, adulterou, traiu, conspirou, cometeu homicídio...

    Que comissão recomendaria um sujeito desses?
    Suas canções entrariam nas coletâneas de Louvor?

    ResponderExcluir
  3. PS.: eu também não sou muito fã do Hillsong atual, mas é que eu acompanhei essa história do pr Mike de perto.

    ResponderExcluir
  4. Davi foi muito mais do que poderia ser o "presidente de uma igreja" hoje. Ele foi simplesmente o tronco da linhagem de Jesus Cristo. Davi, não obstante os seus grandes pecados, foi honrado pelo Criador.

    Entretanto, a nossa mente humana limitada por seu pequeno senso de justiça não consegue conceber que alguém como Davi - mentiu, adulterou, assassinou - possa ter sido perdoado e ainda honrado na Bíblia. Por quê?

    Porque os desígnios de Deus são insondáveis, os seus caminhos são mais altos, assim como os seus pensamentos. Ele é soberano.

    Portanto, pela graça, todos podem ser chamados arrependimento, inclusive Davi - e Mike.

    Em Cristo,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto! Lindo mesmo!!

    Mas pq nós seres humanos temos a tendência de nos achar menos pecadores q os outros? Q nosso pecado é digno de clemência e dos outros ñ? Quer achar um pecado terrível? Deixe q outros o cometam ou ñ seja pego cometendo.

    Ou então, partimos ao outro extremo. Achamos q Deus tem capacidade de perdoar o pecado de todo mundo, menos o nosso.

    Homo sapiens é burro, né?

    ResponderExcluir