sábado, 5 de dezembro de 2009

Criacionismo: o que realmente importa?

Existem algumas linhas diferentes de criacionismo (da Terra Jovem, da Terra Antiga, teoria da Lacuna, etc).
Eu tento evitar rótulos, pois eles não nos fazem justiça.
Além disso, os ateus e evolucionistas já dispõe de "manuais" com dicas para combater cada tipo de criacionista.

Não precisamos nos prender a estimativas sobre a idade da Terra, ou a detalhes especulativos sobre o que teria acontecido entre Gênesis 1:1 e os demais versos.

Creio devemos nos ater ao que é essencial nesse tema:
1) Deus criou o mundo do nada
2) Genesis 1 e 2 é um relato histórico literal.
3) Adão e Eva são persongaens históricos
4) Adão e Eva não são fruto de uma evolução, mas foram criados por Deus
5) Os seres foram dotados de capacidade de mudança limitada
6) O que Deus criou era bom, Ele não é o autor do pecado

Resumido aqui pelo John Piper

4 comentários:

  1. Eu aceito a Evolução, seleção natural, idades da Terra e do Universo. Isto não desmente a idéia de Deus. Para desmenti-la, é preciso respostas a algumas perguntas e considerações: Antes do Big Bang, havia a força que gerou a grande explosão e algo de que a matéria inicial era feita, ou seja, existiam duas coisas antes da existência. A força, eu pergunto, é Deus?...Dentre as espécies pluricelulares ainda vivas e as que já se extinguiram, contam-se milhares. Por que o Homem é a única a dominar a Terra pela inteligência, já que os processos, pretensamente, não são planejados? Para espécies cada vez mais complexas surgirem, havia necessidade de DNas cada vez mais complexos. Como foi possível, por exemplo, por processos naturais, surgir um ser tão comlplexo quanto o Homem? E o morcego, com seu radar? Quando uma espécie surgia, vários e vários indivíduos da mesma espécie teriam de surgir ao mesmo tempo para garantir a sobrevivência da mesma. Como a natureza teve a perspicácia de duplicar várias e várias vezes a mesma coisa, sendo que os processos não eram planejados? Eu li um artigo sobre ser impossível, por processos naturais, surgirem as proteínas e o DNA porque as primeiras contém somente o isômero óptico levógiro, enquanto o DNA contém destrógiro. Segundo o artigo, processos naturais criam sempre uma mistura dos dois isômeros. Eu sou leigo, portanto só posso esperar desmentidos ou confirmações.. O Criacionismo está na dianteira justamente por estas considerações e falta de respostas.

    ResponderExcluir
  2. " No princípio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus, todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:1-3) Não tem maior verdade do que a vida de jesus!! O homem tenta inventar coisas que ofusquem a verdadeira verdade sobre como o mundo surgio, mas a Bíblia tem a verdadeira verdade!! Deus é o criador de todas as coisas e se não fosse por ele, nada do que existe hoje existiria!!
    Grande é Jesus!!
    Até mais!! Raquel Lopez!!
    raquellopez@terra.com.br

    ResponderExcluir