quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A ciência não precisa ser naturalista

Após intensa campanha cética, hoje é senso-comum acreditar que a ciência é estritamente naturalista.
O resultado de tal definição da ciência é que a criação não pode ser científica, pois a criação pressupõe uma inteligência agindo na natureza.

No entanto, se assumirmos que "ciência" é o estudo da natureza e o conhecimento sistematizado da mesma, a criação pode ser "científica". A maior prova de que a criação é um bom pressuposto para a ciência está no fato dos principais fundadores da ciência terem sido teístas e muitos deles, cristãos. Homens que acreditavam estar meramente estudando os métodos de Deus agir na natureza. O cristianismo bíblico como uma cosmovisão nunca foi um impedimento à ciência, pelo contrário: foi um incentivo à mesma.

O naturalismo não é necessário para o avanço do conhecimento. Se o naturalismo for retirado hoje da base da ciência, não fará nenhuma falta (a não ser nos pontos especulativos e imaginários travestidos de "ciência").
Um belo exemplo disso, pasmem, é a própria teoria da evolução: no que ela apresenta de evidência observável, testável, a teoria se encaixa perfeitamente nos principais modelos criacionistas. Ela só contradiz a teoria da criação nos pontos especulativos, nos cenários imaginários (ancestralidade comum, macro-evolução, etc).

Portanto, pare de andar pelos corredores da tua universidade de cabeça baixa, quase pedindo desculpas por ser cristão. Pare de deixar a sua cosmovisão do lado de fora do laboratório. Abandone a covardia intelectual, o discurso dos incompetentes ("ciência e religião não devem se misturar"). Neutralidade científica é um mito defendido sordidamente apenas por ateus fundamentalistas ou humildemente por cristãos covardes.

Da próxima vez que um professor-biólogo-cientista vier fazer gracejos da tua fé cristã, lembre-o: A tua cosmovisão cristã possibilitou o emprego dele. Se ele pensa que tem argumentos científicos contra Deus, até isso ele deve às pressuposições cristãs de um universo inteligível, passível de estudos, regido por leis; e de uma capacidade cognitiva humana confiável, plenamente estabelecida desde a criação, e não num estágio desconhecido de "evolução".

Levante-se contra o sequestro ideológico da ciência promovido pelos materialistas/naturalistas.

E não pague resgate! Exija indenização.

A criação existe para mostrar a Glória de Deus e isso torna os homens indesculpáveis.

O bom e velho Third Day resume ao vivo no clássico God of Wonders (a entrada a partir de 1:00 é uma coisa...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário