sábado, 10 de outubro de 2009

Jesus, nossa única esperança




Recentemente tive o prazer de ver dois amigos preciosos serem batizados. Pude acompanhar o processo de conversão deles, as dúvidas, as provações e o modo amoroso como o Senhor lidou com eles.
Mas apesar de perceber o poderoso e positivo impacto do evangelho na vida deles, percebi também quantos fardos a igreja impõe nas pessoas, tornando a mensagem poderosa de Jesus em algo estranho, confundindo e às vezes dificultando a aproximação.

Enquanto estudávamos os grandes e importantes temas da Bíblia (Criação, Queda e principalmente a Redenção) sempre surgiam perguntas relativas a detalhes do estilo de vida adventista: roupas, divertimento, jóias, etc.
A impressão que esses amigos tinham do adventismo era de uma religião do “não-pode”. E o pior é que essa impressão era bem fundamentada na observação dos adventistas que eles conheciam.

O próprio culto de sábado e suas muitas formalidades se tornaram uma barreira a ser vencida (nem creio que escrevi isso...). Sim, o culto é tão formal e cheio de coisas sem significado que essas pessoas cujos corações foram tocados por Jesus não entendiam a razão pela qual nos reuníamos semana após semana para nos chatearmos mutuamente em público.

Isso me fez pensar bastante: o que fizemos com o evangelho? Como conseguimos deturpar uma mensagem tão poderosa?
Acho que sei onde erramos. Foi quando perdemos Jesus de vista. O verdadeiro Jesus, conforme apresentado na Bíblia, nada tem a ver com esse personagem maçante e culturalmente irrelevante que é apresentado pelos cristãos em boa parte do mundo. Não me surpreende que muitos não querem ter nenhum contato com essa caricatura de Jesus que insistimos em mostrar.

Ver essas pessoas com o coração palpitando de amor por Jesus, o primeiro amor, e superando todas as barreiras levantadas por nossas questiúnculas e picuinhas me fez ver novamente Jesus como Ele é. Precisamos descobrir quem Ele é... Todos os dias. E viver essa verdade.
Jesus é nossa única esperança.

2 comentários:

  1. Amém, Concordo em genero e grau, Jesus é a unica esperança

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão Vanessa… não me surpreende por sua sensibilidade e inteligência.

    Mas, penso como vc. Sou adventista há muitos anos e já vi grandes demonstrações de religiosidade (pessoal) que findaram em quedas tremendas.

    “O verdadeiro Jesus, conforme apresentado na Bíblia, nada tem a ver com esse personagem maçante e culturalmente irrelevante que é apresentado pelos cristãos em boa parte do mundo.”

    Concordo plenamente com você. Somos os grandes responsáveis pela rejeição do evangelho, porque temos vivido a religião de forma enfadonha… insípida.

    “Precisamos descobrir quem Ele é… Todos os dias. E viver essa verdade.”

    Descobrir e redescobrir dia após dia…

    Jesus não é denominação religiosa. Jesus é realmente a única esperança.

    ResponderExcluir