domingo, 2 de agosto de 2009

O Fazendeiro e Deus

(Vc que chegou aqui procurando uma resenha pra "copiar e colar" e entregar ao professor, tome vergonha e escreva algo da sua própria cabeça, preguiçoso! Se não foi por esse motivo, tá perdoado heheh)

Assisti recentemente, um filme baseado em fatos reais adaptado a partir do livro Faith like Potatos, que conta a historia de Angus Buchan.

Ele era um fazendeiro fracassado de origem escocesa que se mudou para a África do Sul com a família e sofreu uma série de perdas que o deixaram depressivo, agressivo e sem esperança.

Homem rude e grosseiro, ele se converte, descobre o propósito divino de sua vida e usa seu “jeitão” para testemunhar de sua nova fé.

É uma historia comovente a respeito da simplicidade e firmeza da verdadeira fé.

Retendo o que é bom: há apenas uma cena questionável do ponto de vista doutrinário, onde a doutrina da imortalidade incondicional da alma é sugerida.

Aplicação: quem planta batatas investe em raízes invisíveis cujos resultados só se tornam visíveis na hora da colheita. Você as coloca no solo, cobre com terra e ora por chuva. Ao contrario de outras plantações, você não tem indicação visível do que ocorre silenciosamente embaixo da terra. Você vive na esperança de uma boa colheita.

Plantar batatas simboliza o viver pela fé. Por isso, o titulo original faz mais sentido (Fé como batatas).

O filme pode gerar uma boa discussão a respeito da Fé.

Sugestão para questionamentos em grupo:

1. Deus desafia Angus a se tornar um `louco` por Ele, sujeito a criticas e zombarias. Qual a coisa mais “louca” que você já fez a serviço do Evangelho? Quais foram os resultados? (1 Co 4:10)

2. Deus responde as orações de Angus de maneira milagrosa, com uma notavel exceção. Como o silencio de Deus pode falar tão poderosamente quanto sua ação direta?

3. O trabalho consome Angus, e conforme ele continua trabalhando apenas para si ele se estressa, fica nervoso e infeliz. Enquanto trabalhar para Cristo trouxe alegria e liberdade. Como você pode transformar seu trabalho em um trabalho de amor que glorifique a Deus?

5 comentários:

  1. Oi Vanessa!

    Este filme é muito legal. Vi outro dia.

    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. já asistir eses filme adorei vc pode me dar uma dica de outro fime tão bom como esse ?

    ResponderExcluir
  3. esse é o filme que pega fogo na saca dele ?

    ResponderExcluir
  4. Um filme maravilhoso que fala da nossa realidade. A falta de fé que hoje se encontra constantemente na vida de todos nós . E ali mostra que a nossa fé pode até fazer CHOVER, a nossa fé tbm pode mover MONTANHAS. Brenda

    ResponderExcluir
  5. é uma historia de superação como a fé em Deus pode mudar tudo
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VCS

    ResponderExcluir